É verdade que as manifestações climáticas foram proibidas durante a COP21, em Paris. Mas a medida não vai impedir que 200 ciclistas deixem Londres em direção à Cidade Luz em uma demonstração heroica de apoio a medidas de combate ao aquecimento global.

Eles partem da capital do Reino Unido na quarta-feira, dia 9, com planos de chegar à capital francesa no dia 11. A ideia inicial era engrossar o caldo da marcha climática que ocorreria no dia 12, mas que também está na lista de eventos públicos cancelados. Não importa. Como diz Mostyn Powers, organizador da viagem, o que interessa é o caminho, não o destino.

“Tal como aconteceu com as campanhas lideradas por Martin Luther King, a ação só ocorre quando as pessoas expressam seu apoio à mudança. E esse passeio é para os atletas que querem demonstrar seu apoio a ações contra as mudanças climáticas”, afirma Powers.

A reportagem do COP21.com.br conversou com o ativista e o resultado é a entrevista que você encontra a seguir. Ele fala sobre suas expectativas para o encontro, medo de ataques terroristas e idealismo. Confira!

COP21 – No dia 9 de dezembro você e um grupo de aproximadamente 200 ciclistas iniciam uma viagem de bicicleta de Londres a Paris como um ato para COP21. Quando e por que você teve essa idéia?

Mostyn Powers – Esta ideia surgiu em março, depois de uma viagem bem-sucedida de Oxford a Londres. Em última análise, essa é uma oportunidade para mostrar aos outros como nós nos sentimos sobre esse assunto.

COP21 – Como é que vai funcionar?

Mostyn Powers – Estamos cansados ​​desses eventos esportivos caríssimos em que os participantes não fazem parte da aventura. Este é um passeio do tipo “faça você mesmo”. Cabe aos participantes seguirem a rota no Strava (aplicativo que mapeia rotas esportivas). Mas também teremos alguns luxos. Vamos passar as noites juntos em uma fazenda e hotéis, nos reuniremos em cafés ou bares para refeições, e também teremos uma van para carregar nossas bagagens.

COP21 – Você não ficou um pouco preocupado depois dos ataques terroristas em Paris? O grupo está tomando precauções em matéria de saúde e segurança?

Mostyn Powers – Sim, essa é uma preocupação. Embora os eventos tenham sido trágicos, essa é uma oportunidade de mostrar como questões de longo prazo podem superar questões de curto prazo. Mas certamente estaremos monitorando a situação para nos certificar de que teremos uma viagem agradável e segura.

COP21 – Após os ataques, foram proibidas todas as manifestações climáticas durante a COP21. Portanto, o grande passeio ciclístico em Paris, no dia 12 de dezembro, não vai acontecer mais. Como você pretende ter suas demandas atendidas chegando à reunião das Nações Unidas? Na verdade, que bandeira vocês estão levantando?

Mostyn Powers – Este passeio é sobre a viagem, não o destino. Não temos demandas. Não temos nenhuma fórmula diferente para resolver as mudanças climáticas que os políticos já não tenham conhecimento. Tal como acontece com as campanhas lideradas por Martin Luther King e outros, a ação só ocorre quando as pessoas passam a expressar o seu apoio para a mudança. E esse passeio é para os atletas que querem demonstrar seu apoio a ações contra as mudanças climáticas.

COP21 – Até agora, temos visto muita retórica vazia em todas as conferências climáticas. O que você espera da reunião de Paris?

Mostyn Powers – O resultado mais útil seria um acordo para eliminar gradualmente os subsídios para a extração de combustíveis fósseis e consumo, embora eu suspeite que isso nem mesmo esteja em discussão. O problema com qualquer acordo desse tipo é que não há nenhuma aplicabilidade. Então, eu acredito que o melhor que podemos esperar é uma maior alocação de recursos para pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de reduzir os custos de tecnologias de baixo carbono.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>