A mudança do clima, mudança climática ou alteração climática são os termos usados para a variação do clima no mundo. Todo mundo já deve ter percebido que a temperatura está aumentando, assim como a frequência das chuvas e a duração das secas.

Os especialistas reconhecem que o aquecimento global – o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra – já está em curso. Aquecimento, regime de chuvas e seca são componentes climáticos que estão todos conectados, um depende do outro (interdependentes). Isso significa que os diferentes efeitos das mudanças climáticas causam, juntos, impactos muito grandes.

Os extremos climáticos – chuvas intensas e secas prolongadas – são um dos efeitos das mudanças climáticas, além de ondas de calor e frio intensos. Para combater suas causas e minimizar seus estragos, é preciso tomar atitudes urgentes, como parar de desmatar as áreas verdes e as florestas. Aliás, é preciso reflorestar nosso ambiente.

Se não fizermos isso, o abastecimento de água e a produção de alimentos serão impactados, ficando inclusive mais caros, e provocando danos à saúde. Por essa razão, os que mais são atingidos pelas mudanças climáticas são justamente as populações de baixa renda.

Vale lembrar que existem, é verdade, os que negam essa realidade. Esses são os chamados negacionistas climáticos.

Fontes: Instituto Arapyaú, WWF-Brasil, Observatório do Clima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>