A Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (UNFCCC) começou oficialmente nesta segunda-feira (30), em Paris. A COP21 recebe a partir de hoje 150 chefes de Estado e de governo nesse que é o maior encontro de líderes mundiais fora da sede da ONU. Na sessão de abertura esta manhã foram feitas várias declarações otimistas, com chamamentos para a necessidade de compromisso político e moral entre as lideranças dos países-membros, assim como da sociedade.

A presidente Dilma Rousseff defendeu esse compromisso durante seu discurso na cúpula do clima na capital francesa e fez duras críticas à ação das empresas envolvidas no desastre de Mariana (MG).

Dilma afirmou que o desmatamento na Amazônia caiu cerca de 80% e que o Brasil implementou a agricultura de baixo carbono – com redução das emissões de gases do efeito estufa. Reafirmou o acordo para a redução de emissões em 43% até 2030 e lembrou que o desafio brasileiro agora é restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e 15 milhões de hectares de pastagens degradadas. Também prometeu que o país vai aumentar o uso de energias renováveis.

A secretária-geral da UNFCCC, Christiana Figueres, afirmou não ter dúvidas sobre um acordo ambicioso em Paris, mas pediu aos negociadores que não percam o foco, pois a tarefa maior do encontro ainda não está cumprida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>