O Protocolo de Quioto é um tratado internacional que estipulou as metas de reduções obrigatórias dos principais gases de efeito estufa para o período de 2008 a 2012. Apesar da resistência por parte de alguns países desenvolvidos, como os Estados Unidos, foi acordado o princípio da responsabilidade comum, porém diferenciada. Assim, os países desenvolvidos e industrializados (pertencentes ao Anexo I) por serem responsáveis históricos das emissões e por terem mais condições econômicas para arcar com os custos seriam os primeiros a assumir as metas de redução até 2012.

Em 2012, durante a COP 18 em Doha, quando estava prevista a finalização do Protocolo de Quioto, foi observado o não atingimento das metas por diversos países. Assim, o acordo foi prorrogado até 2020. A partir de então, espera-se que os países busquem um novo acordo com metas para todos, incluindo as nações em desenvolvimento. Essa será a principal discussão da COP de 2015, em Paris.

Fontes: Instituto Arapyaú, WWF-Brasil, Observatório do Clima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>