As mudanças climáticas e o aquecimento global podem ter causas naturais – como alterações na radiação do Sol e nos movimentos do Planeta Terra – ou podem ser consequência das atividades humanas – como o aumento das emissões de causam o efeito estufa – principalmente o dióxido de carbono (CO²).

O efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra. Além do CO², essa camada é composta também por metano (CH4), óxido nitroso (N²O) e vapor d’ água (H2O). Esse efeito é um fenômeno natural importante para manutenção da vida na Terra, pois sem ele o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.

Normalmente parte da radiação solar que chega ao nosso planeta é refletida e retorna diretamente para o espaço, outra parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície terrestre e uma parte é retida por esta camada de gases que causa o chamado efeito estufa. O problema não é o fenômeno natural, mas o agravamento dele. Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas sobre o tema, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.

Saiba mais aqui

Fontes: Instituto Arapyaú, WWF-Brasil, Observatório do Clima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>