REDD é uma sigla que significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Esse mecanismo foi criado para incentivar que as florestas sejam preservadas para evitar o desmatamento e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Este mecanismo surgiu em 2013, durante a Conferência das Partes em Bali (COP 19), na Indonésia. Posteriormente incluíram no seu conceito atividades de conservação, manejo sustentável das florestas em países em desenvolvimento, denominado REED+ (REED plus, em inglês). Embora a Política Internacional de REDD ainda esteja em construção, já existe uma série de iniciativas no mundo que estão aplicando este mecanismo. O REDD é uma importante ferramenta para os países com florestas nativas, como o Brasil, para contribuir para a conservação, redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa.

Saiba mais no vídeo pedagógico produzido para o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social a respeito da política de economia verde.

Fontes: Instituto Arapyaú, WWF-Brasil, Observatório do Clima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>